Segurança para Instalação de Sistema Fotovoltaico

Empresas que instalam sistemas solares fotovoltaicos têm o dever de fornecer e manter um ambiente de trabalho sem risco para seus instaladores. A seguir, algumas orientações para planejar uma instalação segura para os trabalhadores desse segmento.

PREPARAR O AMBIENTE DE TRABALHO
Verificar as condições climáticas (proibido trabalhar com telhado molhado);
Orientar trabalhadores com informações/controles específicos sobre o local;
Demarcar zona de exclusão ao redor da área de trabalho para evitar que pessoas que não estejam envolvidas com o trabalho acessem essa área;
O trabalho com eletricidade deve ser realizado ou supervisionado adequadamente por um eletricista profissional, com habilitação;
Realizar análise de risco utilizando método de trabalho adequado à atividade, por exemplo, quedas e riscos elétricos;
Preparar plano de emergência para obras de telhado;
Trabalhadores devem ser treinados em trabalho em altura, trabalho seguro e resposta às emergências, entre outros procedimentos, conforme necessário;
Os EPIs necessários são: calçado de segurança, uniforme com ATPV (roupa antichama), capacete com jugular, óculos de segurança, luvas de segurança, protetor auricular, cinto de segurança, travaquedas, talabarte de posicionamento e deslocamento;
Utilizar tabuas/pranchões de madeira ou passarelas metálicas para deslocamento sobre as telhas, principalmente de fibrocimento ou algum outro material frágil.

GERENCIAR OS RISCOS DE QUEDAS VERIFICANDO
Se o acesso e saída do telhado são seguros (ex: se a escada é fixada no topo junto com protetores de calha antiderrapantes);
Se um dispositivo de prevenção de quedas (ex: andaime ou proteção temporária de borda como trilhos de teto) foi instalado para controlar este risco;
Se os pontos de ancoragem estão instalados de acordo com as instruções do fabricante;
Se todos os equipamentos de prevenção de quedas estão dentro da data de validade e foram inspecionados antes do uso;
Se os trabalhadores permanecem conectados às âncoras (cabos de segurança);
Se o cinto de segurança tipo paraquedista está sendo utilizado corretamente.
Se existe sistema de linha de vida com projeto e ART;
Se possui o POP para trabalho em altura e eletricidade;
Se foi emitida a permissão para trabalho em altura;
Se a empresa contratada emitiu o laudo estrutural do telhado.

GERENCIAR OS RISCOS ELÉTRICOS E DE INSTALAÇÃO
Antes de os trabalhadores entrarem na área de trabalho, a eletricidade deve ser DESLIGADA na caixa do medidor;
Verificar se uma trava/etiqueta foi colocada no interruptor/disjuntor principal ou na própria caixa do medidor;
Eletricistas autorizados devem testar se a energia foi isolada antes de conduzir os trabalhos;
Os riscos da rede de consumo energizada antes da caixa do medidor devem ser adequadamente controlados;
Os riscos associados às linhas de distribuição ou transmissão aéreas devem ser adequadamente controlados;
Verificar se a fiação e aparelhos danificados ou envelhecidos dentro dos espaços do teto/arredores foram adequadamente identificados, isolados e relatados ao proprietário;
Ao ser concluído o trabalho, o instalador elétrico deve emitir o certificado de conformidade elétrica.