PROTEGILDO DO MÊS
Podemos estar caminhando na via e em outro momento dirigindo um veículo. Nas duas situações, atenção para os riscos. E lembre-se de que o pedestre é a parte frágil nessa interação. Veja as principais precauções.
PARA O PEDESTRE
- Aja de forma previsível. Afaste-se das margens de vias de tráfego rápido. Use calçadas quando houver e cruze em locais em que haja sinalização.
- Ande nas calçadas ou margens sempre visualizando o tráfego, mantendo-se sempre no sentido oposto do fluxo.
- Facilite sua visualização. Se tiver que andar nas ruas à noite, use branco ou cores claras. Caso tenha uma jaqueta com apliques refletivos, utilize-a. Leve uma lanterna.
- Seja prudente. Mesmo os motoristas amistosos podem ser distraídos. Assegure contato visual e espere por uma evidência de que foi percebido. Não presuma que está tudo bem.
- Álcool e drogas também prejudicam os pedestres, pois minimizam sua percepção e reflexos.
- Você é a parte frágil desta interação. Tome todo o cuidado possível.
PARA O MOTORISTA
- Pedestres estão em todo lugar, inclusive onde não se espera que estejam. Esteja atento.|
Pedestres podem ser difíceis de se visualizar, especialmente com chuva e à noite. Vá mais devagar. - Ao se aproximar de uma faixa de pedestres, prepare-se para parar.
- Ao parar em uma faixa, pare com boa distância, para que os motoristas de outras faixas possam ver o pedestre a tempo de pararem também.
- Não ultrapasse veículos que pararam na faixa de pedestres
- Nas conversões, toda a atenção é dada aos veículos para se esperar uma janela de passagem. Cuidado, pois neste momento pode surgir um pedestre.
- Cuidado redobrado nas proximidades de escolas. Não espere um comportamento lógico de crianças.
Fonte: The University of North Carolina Highway Safety Research Center
Colaboração: Mário Fantazzini
https://protecao.com.br/protegildo/cuidados-necessarios-para-pedestres-e-motoristas