NR 15 – Laudo de insalubridade
Os laudos de insalubridade são elaborados por Médico do Trabalho ou por Engenheiro de Segurança do Trabalho.
Estes laudos têm a finalidade de atestar quaisquer condições de riscos que possam existir no ambiente de trabalho.
Laudo de insalubridade: averigua se uma atividade laboral comporta riscos ou não para a saúde do trabalhador, pelo ponto de vista da legislação trabalhista.
Laudo de periculosidade: define a quão perigosa é uma atividade. São consideradas atividades perigosas aquelas que oferecem riscos ao colaborador enquanto ele executa a função.
Para verificar a existência da insalubridade, são aferidas algumas variáveis:
- ruído;
- calor;
- frio;
- umidade;
- vibrações;
- radiações ionizantes;
- radiações não ionizantes;
- poeiras;
- agentes químicos;
- agentes biológicos.
LTCAT – Laudo Técnico Das Condições Do Ambiente De Trabalho
O LTCAT tem sua origem na Lei 8213/91 da Previdência Social no primeiro parágrafo do artigo 58, com redação dada pela Lei 9.732 de 11/12/1998, devido à necessidade do INSS em estabelecer critérios de verificação das condições do ambiente de trabalho das empresas para fins da concessão de benefício da aposentadoria especial.
É um documento que comprova que o trabalhador esteve exposto a determinados riscos ambientais durante o período de trabalho na empresa.
Ao determinar que aquele trabalhador tem direito à aposentadoria especial, a empresa deve recolher todas as alíquotas de contribuição destinadas ao financiamento do benefício.
A empresa que não mantiver laudo técnico atualizado com referência aos agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho ou que emitir documento de comprovação de efetiva exposição em desacordo com o respectivo laudo, estará sujeito a penalidades previstas em lei.
Apenas os médicos do trabalho e engenheiros de segurança do trabalho estão devidamente autorizados a assinar o LTCAT, sendo necessário que esses profissionais estejam devidamente credenciados em seus respectivos conselhos de classe.
O PGR é a criação e sua devida implantação de requisitos e processos de nível administrativo e técnico, que visa, prevenir, minimizar, monitorar e controlar os riscos, sendo assim, mantendo todo o sistema em funcionamento cumprindo à todos os requisitos propostos e atendendo normas de segurança.
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