O objetivo dos Regulamentos sobre Trabalho em Altura é prevenir mortes e ferimentos causados por quedas de altura. Se você é um empregador ou controla o trabalho em altura (por exemplo, gerentes de instalações ou proprietários de edifícios que podem contratar outras pessoas para trabalhar em altura), os Regulamentos se aplicam a você.
Os empregadores e aqueles que controlam qualquer atividade de trabalho em altura devem garantir que o trabalho seja devidamente planejado, supervisionado e executado por pessoas competentes. Isso inclui usar o tipo certo de equipamento para trabalho em altura. Tarefas relativamente simples e de baixo risco exigirão menos esforço quando se trata de planejamento.
Os empregadores e aqueles que estão no controle devem primeiro avaliar os riscos.
Os funcionários têm deveres legais gerais de cuidar razoavelmente de si mesmos e de outras pessoas que possam ser afetadas por suas ações, e de cooperar com seu empregador para permitir que seus deveres e requisitos de saúde e segurança sejam cumpridos.
Capacitação e treinamento
As atividades executadas acima de dois metros do nível inferior, quando há risco de queda, só podem ser realizadas por colaboradores previamente submetidos e aprovados em treinamentos.
Qual a real importância da capacitação e treinamento para o trabalho em altura?
O treinamento e a capacitação sobre o trabalho em altura são fundamentais para conscientizar o trabalhador dos possíveis riscos relacionados com as atividades, uma vez que ele pode colocar a sua saúde em perigo. No entanto, o não cumprimento das exigências previstas na NR 35, bem como não capacitar ou treinar os colaboradores, pode trazer consequências legais para a companhia, como punições severas e multas que podem comprometer os serviços prestados pela organização.
Conte com a Diamed Saúde Ocupacional para regularizar seus treinamentos!
Com expertise em Gestão completa em SST, contamos com o Treinamento 100% Presencial, Semipresencial e 100% EAD