Julho Amarelo: prevenção contra hepatites virais

A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Em caso de suspeita, procure uma Unidade de Saúde para realizar o teste gratuitamente. Se tiver mais de 45 anos, faça o teste independente dos sintomas.

Se o resultado for positivo, o tratamento está disponível na rede pública de saúde para todos os tipos de hepatite, independentemente do grau de lesão do fígado.

A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso, colabore com a divulgação desse alerta!!

FONTE : https://www.saude.ms.gov.br/julho-amarelo-alerta-para-a-prevencao-diagnostico-e-tratamento-das-hepatites-virais/