A ergonomia têm sido foco do Ministério do Trabalho nos últimos tempos e tem como objetivo modificar e adaptar o trabalho à pessoa, o que leva ao aumento da eficiência e produtividade além de proporcionar conforto aos colaboradores. A iluminação é um dos tópicos da ergonomia e é fundamental para manter um ambiente de trabalho seguro e adequado.
Pode ser considerada uma iluminação inadequada quando há um nível insuficiente ou excessivo, além da ocorrência de ofuscamentos, reflexos ou efeito estroboscópico (luz piscando). A inadequação pode causar acidentes de trabalho por conta da não visualização do ambiente ou ofuscamento, ademais prejudica a saúde e a execução das tarefas dos colaboradores, reduzindo o nível de produtividade.
Os danos na saúde podem ser:
- Fadiga visual
- Irritação ocular
- Lacrimejamento
- Dor de cabeça
- Visão embaçada
- Dor ocular
- Estresse
Como deve ser a iluminação no ambiente de trabalho?
A iluminação deve seguir as exigências da Norma Regulamentadora nº 17 (Ergonomia) que diz:
“17.8.1 Em todos os locais e situações de trabalho deve haver iluminação, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade”.
17.8.2 A iluminação deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.
17.8.3 Em todos os locais e situações de trabalho internos, deve haver iluminação em conformidade com os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho estabelecidos na Norma de Higiene Ocupacional nº 11 (NHO 11) da Fundacentro – Avaliação dos Níveis de Iluminamento em Ambientes Internos de Trabalho, versão 2018.”
Desse modo, o nível de iluminamento no ambiente de trabalho varia de acordo com o tipo de atividade realizada e o segmento industrial. É necessário que se faça uma avaliação para verificar as inconformidades. Contudo, algumas dicas podem te ajudar a garantir que a iluminação de sua empresa esteja em conformidade com o bem-estar que todos os funcionários precisam. Veja o que fazer:
- Aproveite toda luz natural que estiver disponível como de portas, janelas e vidros do ambiente;
- Opte sempre por utilizar tons claros nas paredes e móveis;
- Limpe as luminárias sempre que possível;
- Use lâmpadas com cores frias, como branca ou azul, evitando cores amareladas e instalando preferencialmente, lâmpadas tipo LED;
- Use luminárias suspensas e com boa distribuição no ambiente;
- Tome cuidado com o reflexo e ofuscamento de luz proveniente do sol, computadores, luminárias ou máquinas;
- Utilize cortinas ou mude o local de trabalho;
- Evite o efeito estroboscópico (luz piscando).