6 Passos para implantar o PCA – Programa de Conservação Auditiva em conformidade ao PGR.

Como está da audição dos trabalhadores?

O Programa de Conservação Auditiva (PCA) é um conjunto de medidas que visa prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais através de um processo contínuo e dinâmico nas empresas. O ruído associado a agentes químicos, radiações, traumas mecânicos, frio, calor, vibração entre são agentes ocupacionais, podem provocar perda auditiva nos trabalhadores. Se há risco para a audição do trabalhador, há necessidade de implantação do PCA.

Nesse caso, entre em contato com a Diamed Saúde Ocupacional .

O PCA é obrigatório nas empresas?

A implantação do Programa de Conservação Auditiva é exigida pela legislação nas empresas que oferecem riscos a saúde auditiva do trabalhador. As Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, constitui a legislação que orienta as empresas a implantarem o Programa de Conservação Auditiva.

Quais são os profissionais envolvidos no PCA?

A equipe envolvida no Programa de Conservação Auditiva é multiprofissional e inclui: engenheiros, médicos, fonoaudiólogos e técnicos .

Quais são etapas envolvidas no Programa de Conservação Auditiva?

  1. Análise do processo e condições de trabalho: Identificar as características do negócio e os riscos ocupacionais que os trabalhadores estão expostos.
  2. Gestão dos exames Audiológicos: Diagnosticar precocemente os casos de perda auditiva ocupacional, orientar e fazer os encaminhamentos necessários para cada especialidade médica.
  3. Gestão das medidas de controle individual: Acompanhamento dos trabalhadores que tiveram uma piora da perda auditiva.
  4. Monitoramento Ambiental: Avaliação da exposição dos trabalhadores a riscos ocupacionais que possam gerar perdas auditivas.
  5. Gestão das medidas de controle coletivo: Medidas de controle ambiental, administrativas e medidas de controle individual.
  6. Gestão dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI): Indicação do EPI, documentação de entrega, treinamento para manuseio adequado, conservação e higienização, fiscalização dos cuidados e do uso e avaliação do EPI (durabilidade, conforto, conservação, aceitabilidade, etc.).

 

Detectar precocemente as alterações auditivas, permite identificar e intervir o mais cedo possível de modo a evitar o desencadeamento ou a progressão da perda auditiva, contribuindo, assim, para a qualidade de vida do trabalhador!

Fonte: Planilha Ideal

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